Radares usarão o efeito Doppler

Radares usarão o efeito Doppler
 
Como funcionam os novos radares que identificam maus motoristas de longe?

Muitas pessoas têm o desejo de atingir a maioridade para poderem dirigir, mas nem todos gostam de conduzir um veículo, especialmente devido ao trânsito caótico e perigoso, dependendo da localização. Além disso, nem todos os motoristas respeitam as leis de trânsito e os limites de velocidade nas ruas. É por isso que quase todas as cidades possuem radares conhecidos.

Quando se trata de trânsito, as leis não são imutáveis e estão sujeitas a alterações. Por exemplo, São Paulo e Curitiba estão utilizando a ciência para tentar eliminar a prática do “jeitinho brasileiro” adotado pelos maus motoristas para evitar os radares fixos que monitoram a velocidade nas vias.

Isso ocorre porque muitos motoristas freiam um pouco antes de passar pelo radar e, assim que passam pela fiscalização, aceleram além do limite de velocidade permitido. Para eliminar de vez essa forma de “burlar” os radares, essas cidades encontraram uma solução: desenvolveram um equipamento que se baseia no Efeito Doppler, um fenômeno científico.

O Efeito Doppler permite que um observador perceba a mudança na frequência sonora de um objeto em movimento relativo, seja de aproximação ou afastamento. No caso dos radares, essa tecnologia está sendo testada e é diferente daquela existente atualmente, que mede a velocidade dos veículos por meio de sensores no asfalto.

Esses novos radares têm como objetivo detectar os maus motoristas que freiam antes do radar e aceleram novamente depois de passarem por ele, utilizando medição por ondas eletromagnéticas. Com essa nova tecnologia, os radares serão capazes de verificar a velocidade dos veículos mesmo a uma distância de até 50 metros após terem passado pelo ponto de instalação dos equipamentos. Além disso, esses radares também foram programados para registrar infrações como mudanças em faixas proibidas e avanço de sinal vermelho, capturando imagens como evidência.

São Paulo e Curitiba já implementaram esses novos radares capazes de identificar os maus motoristas à distância. De acordo com Herick Dal Gobbo, coordenador da Unidade de Monitoramento por Dispositivos Eletrônicos da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, na capital paranaense, eles têm obtido bons resultados. Ele também mencionou que a adoção desses radares com tecnologia Doppler é uma tendência e que esses novos equipamentos deverão ser instalados em outros municípios do Brasil.

Embora esses radares ainda não estejam emitindo multas, eles são homologados pelo Inmetro e passam regularmente por verificações. Segundo Dal Gobbo, esses equipamentos exigem menos manutenção corretiva, o que torna a fiscalização mais eficaz.

Em relação à localização dos radares em São Paulo, eles estão espalhados por seis rodovias, totalizando 13 radares com tecnologia Doppler para detectar os maus motoristas. Eles estão localizados em:

  • Washington Luís (SP-310)
  • Luiz de Queiróz (SP-304)
  • Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225)
  • César Augusto Sgavioli (SP-261)
  • Irineu Penteado (SP-191)
  • Assis Chateaubriand (SP-425)

Embora os radares já estejam instalados, eles estão em fase experimental e, portanto, ainda não têm permissão para aplicar multas aos motoristas. No entanto, há uma proposta em análise pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que esses radares possam punir em breve os motoristas que desrespeitarem as leis de trânsito e excederem o limite de velocidade permitido na via.

Novos radares usarão o efeito Doppler

Fonte: Canaltech
Imagens: Canaltech

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