Sobremesa Impressa em 3D com Sabor

Sobremesa Impressa em 3D com Sabor

Sobremesa Impressa em 3D com Sabor

Sobremesa impressa em 3D agora com sabor de verdade

A impressão 3D de alimentos é uma tecnologia que vem sendo desenvolvida há anos, mas que ainda não conquistou completamente o paladar dos consumidores. Contudo, uma equipe da Universidade de Colúmbia, nos EUA, liderada pelo professor Hod Lipson, está revolucionando o setor com suas últimas descobertas.

A principal demonstração é uma sobremesa – uma queijadinha – que é produzida pela impressora de comida com até sete ingredientes diferentes. O resultado é uma sobremesa com sabor autêntico e palatável, produzida a partir da bolacha doce, manteiga de amendoim, Nutella, purê de banana, geleia de morango, calda de cereja e cobertura.

Para alcançar esse sucesso, a equipe adicionou mais “cartuchos de tinta” à impressora de comida. Agora, é possível produzir alimentos compostos por uma maior variedade de ingredientes, que são cozidos com um laser dentro da própria impressora, sem a necessidade de serem levados ao forno.

Os resultados foram surpreendentes, com a bolacha sendo utilizada como ingrediente fundamental para cada camada, enquanto a manteiga de amendoim e a Nutella se mostraram mais eficazes como camadas de suporte, formando “piscinas” para segurar os ingredientes mais macios, como a banana e a geleia.

Essa técnica lembra muito os princípios da construção civil, com elementos estruturais na base servindo como suporte para as camadas mais macias que vão se empilhando acima.

A impressão 3D oferece uma série de possibilidades para a cozinha, permitindo que se produzam alimentos mais personalizáveis e garantindo a inclusão dos nutrientes necessários para as refeições, tudo com muita facilidade. Além disso, a técnica pode ser particularmente útil para o mercado de carnes vegetais, onde textura e sabor precisam ser cuidadosamente formulados para imitar carnes reais.

A tecnologia ainda é incipiente, e a equipe de Lipson sabe que ainda há muito a ser desenvolvido. Para que a impressão 3D de alimentos se torne uma realidade no cotidiano das pessoas, será necessário criar um ecossistema de indústrias de apoio, como fabricantes de cartuchos de alimentos, arquivos de receitas para baixar pela internet e um ambiente para criar e compartilhar essas receitas.

Apesar dos desafios, a tecnologia de impressão 3D de alimentos apresenta um enorme potencial para a indústria alimentícia, que poderá oferecer alimentos personalizados e com um verdadeiro sabor e autêntico.

As informações contidas aqui são utilizadas apenas para fins informativos gerais. Os dados nutricionais e as declarações desta página são projetados somente para fins educacionais e de pesquisa, e não podem substituir o acompanhamento nutricional de um profissional. Se você tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua alimentação ou problemas de saúde, consulte seu médico ou um nutricionista.

Posts Relacionados